BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSA SAÚDE

A água compõe cerca de 60% do nosso corpo e está presente em todas as células, sendo essencial para o funcionamento adequado do organismo. E não é só isso. Quando falta água, nos sentimos mais cansados, a pele fica ressecada e ficamos com o intestino preso.
Se a hidratação é deficiente, o corpo retém líquidos, causando inchaços. A água ajuda o organismo a filtrar e diluir a toxicidade dos resíduos corporais, mantém a temperatura interna estável, fornece a base para todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, etc) que lubrificam os diversos órgãos e juntas e também são responsáveis pelo transporte de nutrientes.
A ingestão adequada de água é importante, principalmente quando há grande consumo de fibras, pois permite que suas substâncias desempenham melhor seu papel e que o sistema digestivo se adapte à nova situação. Ao absorver água, as fibras formam um gel que aumenta a sensação de saciedade, reduz a velocidade de liberação de glicose no sangue e a absorção do colesterol e triglicérides. Com um consumo maior de fibras, a consistência do bolo fecal aumenta e as fezes ficam macias, auxiliando o trânsito do intestino e os movimentos peristáticos, isso contribui para combater a incômoda prisão de ventre.
Existem controvérsias sobre a quantidade diária de água a ser consumida. Cada pessoa precisa de uma quantidade, que varia conforme o volume líquido perdido diariamente. Por exemplo : pessoas que praticam exercícios físicos diários devem beber mais de 2 litros por dia. Com o acréscimo de fibras na alimentação diária, a ingestão de água deve ser maior para conseguir todos os benefícios. Por exemplo: cerca de 1,5 litros é o ideal para uma boa digestão de pessoas que não praticam exercício. Se a quantidade for menor, as fibras podem captar a água para outras funções e causar prisão de ventre.