BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE PRÍMULA PARA A SAÚDE

O óleo de prímula é obtido da planta da espécie Oenothera biennis nativa da America do Norte, é muito rico em um tipo de ácido graxo essencial da família do Ômega 6 reconhecidamente bénefico para a saúde. A eficiência da planta foi confirmada na última conferência anual da Associação Americana de Farmácia. Um estudo do Centro de Medicina Integrada Cerdars-Sinai, da Califórnia, avaliou o uso do fitoterápico em 68 mulheres que se queixam do distúrbio. No fim de três meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas 16% das pacientes nenhum efeito foi percebido. Atribui-se ao óleo de prímula diversos beneficios à saúde, com aplicações para : artrite reumatóide, dor no peito, eczema, diabetes, alívio dos sintomas de tensão pré-menstrual, etc.Um pequeno estudo indicou que suplementação com óleo de prímula reduziu a quantidade de LDL, o colesterol ruim. Alguns de seus benefícios a saúde :
  • Ajuda na regulação da inflamação , agregação plaquetária e tônus vascular.
  • Inibe a síntese do colesterol, controla a pressão sanguínea e ativa os linfócitos.
  • Atenua os sintomas da tensão pré-mestrual (TPM).
  • Mantém a pele saudável e hidratada, evitando o envelhecimento ou ressecamento da pele.
  • Atua na regulação da temperatura corporal, no gasto de energia do organismo e outras atividades. A deficiência destes ácidos causa diversos distúrbios orgânicos, entre eles baixa imunidade, transtorno sexuais e de crescimento.
  • Através de seu principio, o ácido gama-linolênico, o óleo de prímula é empregado no tratamento de toda e qualquer condição para as quais as prostaglandinas (PGE1) seriam benéficas. Entre essas estão a tensão pré-menstrual, doenças benignas no seio, regulação do nível de colesterol sanguíneo, agregação plaquetária, regulação da pressão sanguínea, obesidade, doença atópica, esclerose múltipla, artrite, reumatismo, desordens mentais e hiperatividade infantil.
  • Um aporte regular do óleo de prímula oferece ao organismo elementos construtivos essenciais para o mecanismo de auto-regulação hormonal, e contribui para o seu bom funcionamento e bem estar, especialmente na velhice, ou no envelhecimento prematuro provocado por certas enfermidades. Até para combater a anorexia o consumo do óleo de prímula vem sendo estimulado.