12 BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE LINHAÇA

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteinas e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso continuo pode proporcionar aumento de defesa orgânica e redução do rítmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteinas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados ( Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Além disso é a maior fonte alimentar de lignanas, composto fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.  Contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

  1. Vitalidade Física : a linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
  2. Baixa de Peso : ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.
  3. Combate ao Cancer : de mama, próstata, cólon e pulmão, contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é ; Lignina. protege e evita a formação de tumores.
  4. Comdições de Pele e Cabelo : com o consumo regular de semente de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave, é útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema. Fortalece as raizes dos cabelos evitando a queda.
  5. Sistema Digestivo : prevêem ou cura o câncer do colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal, lubrifica e regenera a flora intestinal, ajuda na expulsão de gases gástricos, previne os divertículos nas paredes do intestino, elimina toxinas .
  6. Sistema Nervoso : as pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma, ideal para pessoas que trabalham sob pressão, melhora as funções mentais
  7. Doenças Inflamatórias : o consumo de linhaça diminui as condiões inflamatórias como : gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.
  8. Retenção de Liquidos : o consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, sindrome pré-mestrual.
  9. Sistema Imunológico : alivia alergias, é efetiva para o lupus. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3,6 e 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos, doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.
  10. Sistema Cardiovascular : É ideal para tratar a arteriosclerose , elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltiple, tronbose coronária alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. Uma das características unicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo do cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
  11. Funcionamento Intestinal : para o melhora do funcionamento intestinal : de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em 1/2 copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
  12. Auxílio na redução do colesterol ruim, dos sintomas da TPM e menopausa : auxília na redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom e alivia os sintomas da TPM e menopausa .
Modo de usar na maioria dos casos : Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com aveia, ou iogurte no café da manha ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos). Inclusive mulheres grávidas .