segunda-feira, 6 de junho de 2011

COLESTEROL ALTO UM GRANDE VILÃO A SAÚDE, COMO PODEMOS EVITAR ?

O colesterol alto, somado à pressão alta, diabetes, tabagismo, estresse e sedentarismo, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas decorrentes da aterosclerose (obstrução dos vasos sanguíneos causada pela formação de placas de gordura que se acumulam nas paredes dos vasos).


Porque há acumulo do colesterol ?
De acordo com os médicos e nutricionistas, são muitos os fatores que contribuem para hipercolesterolemia, ou colesterol alto, qualquer desequilíbrio no nosso organismo pode gerar uma reação em cadeia no corpo, acelerando o processo de várias patologias. O aumento do colesterol ruim pode ser genético, fruto de uma dieta desequilibrada, obesidade e até estresse, que pode exercer uma influência sobre os hábitos de vida, como o aumento do tabagismo ou do consumo de gorduras na alimentação.

Como podemos prevenir ?
Praticar exercícios físicos e não fumar, são medidas preventivas eficientes, mas uma mudança nos hábitos alimentares também é essencial. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o aumento do consumo de fibras pode reduzir de 10 a 15% os níveis de colesterol, tornando grãos e cereais integrais ótimas escolhas para a mudança de cardápio. Grãos e cereais ricos em fibras que reduzem a absorção de colesterol e outras gorduras no intestino, agem aderindo às gorduras e eliminam o excesso com as fezes. Deve-se evitar alimentos industrializados como biscoitos, cremes, bolos, sorvetes e tortas, já que o colesterol está presente na composição desses alimentos. Também devem evitar carnes gordas, produtos embutidos ( linguiça, e salsicha ), queijos amarelos e alguns frutos do mar (camarão, lagosta, lagostim, siri e carangueijo). Quanto ao preparo, dê preferência aos ensopados, cozidos, refogados, assados e grelhados no lugar de frituras.

Mudança de cardápio
Tente dividir as suas refeições em cinco a seis vezes ao dia. Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, constataram que os índices de colesterol são 5% mais baixos em pessoas que fracionam suas refeições. Alimentos ricos em fibras, além de reduzirem a absorção de gorduras, também isolam os ácidos biliares contribuindo para diminuir o nível de colesterol. Um dos alimentos mais indicados para regular os níveis de colesterol é a aveia, que é rica em betaglucana, um tipo de fibra solúvel capaz de diminuir a absorção de gorduras. A betaglucana absorve água no intestino e forma uma pasta viçosa que retém o colesterol e os açúcares dos restos alimentares. Inclua, no seu cardápio diário, alimentos como soja, tomate, goiaba, melância, alho, cebola, azeite de oliva, amêndoas, nozes, castanhas, cenouras, laranja, pois são ricos em vitaminas e minerais, atuando como antioxidantes e protegendo de doenças cardiovasvulares ( infarto e derrame).

Tipos de colesterol
O nível de colesterol total é medido através de um exame de sangue simples, que soma os dois principais tipos: o LDL e o HDL. O resultado é medido em mg/dl ( miligramas de colesterol por decilitro de sangue). Veja a diferença entre HDL e LDL e os níveis ideais.

HDL: chamado de colesterol bom, sua principal função é remover o excesso de gordura da corrente sanguínea. Precisa estar acima de 40mg/dl para homens e maior que 50mg/dl para mulheres.

LDL : é o colesterol ruim, que se acumula nas paredes arteriais formando placas. O valor ideal é menor que 130mg/dl.
.
Colesterol total: deve estar abaixo de 200mg/dl

Nenhum comentário:

Postar um comentário